quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Formando a equipe de reportagem

Para realizar os trabalhos, é preciso organizar uma equipe de reportagem e planejar algumas ações. Vamos lá?

1 - Organizar um grupo de 3 a 6 colegas de escola (pode ser ou não da mesma turma) e criar um nome para a equipe. É importante que a equipe tenha pelo menos um professor para ser o chefe da redação, para orientar a equipe em caso de dúvidas no trabalho de investigação e na elaboração das reportagens. Faça a apresentação de sua equipe na Galeria Equipes de Reportagem e conheça também as outras equipes.

2 - Distribuir tarefas no grupo: pesquisa na Internet; pesquisa de campo; entrevistas; fotografias; gravação de áudio e vídeo; redação de textos; desenhos etc.

3 - Definir um cronograma para que a equipe realize suas tarefas de investigação sempre considerando um tempo de produção de texto e imagens, áudio ou vídeo. É bom planejar um cronograma para a realização das tarefas, lembrando que, em novembro, as produções precisam ser publicadas na Comunidade Virtual.

4 - Selecionar o material pesquisado para iniciar a produção dos textos. Veja dicas para a produção de uma boa reportagem na Mochila do Repórter!

5- Durante o desenvolvimento das atividades, é interessante realizar uma reunião de avaliação do processo para possíveis reorientações.

6- Finalizar os textos e as imagens sobre o(s) tema(s) escolhidos.

7- Publicar os materiais nas Galerias da Comunidade Virtual do Minha Terra conforme o tema tratado, seguindo as orientações para a publicação.

8- Explorar as produções de todas as equipes nas Galerias e aproveitar para interagir nesse espaço.

Nenhum comentário: