quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Informações Básicas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De agosto a novembro de 2008, totalmente a distância, no Portal EducaRede.

METODOLOGIA
A Comunidade Virtual Minha Terra promove uma abordagem interdisciplinar sobre questões relacionadas à identidade cultural ao mesmo tempo em que desenvolve aprendizagens no âmbito do letramento digital, ou seja, pesquisar na Internet, comunicar-se digitalmente e publicar conteúdos (autoria).

DINÂMICA
A Comunidade Virtual Minha Terra convida as escolas participantes a se tornarem Agências de Notícias de suas cidades/regiões. Portanto, alunos e professores atuarão como “repórteres” e “chefes de redação”, respectivamente. Os temas de trabalho são os seguinte: Cidade e Trabalho, Cidade e Qualidade de Vida, Cidade e Cultura e Cidade e Participação Social. Para cada um desses temas, são sugeridas “pautas de reportagem” para orientar o desenvolvimento de entrevistas, reportagens, fotos ou produções audiovisuais, com indicação ao professor sobre os conteúdos curriculares envolvidos nas disciplinas do Ensino Médio.

FASES
Fase 1: Forme sua equipe e divulgue na Internet.
Até início de setembro, alunos e professores interessados em participar precisam organizar uma equipe de repórteres, nomeá-la e inscrevê-la na Comunidade Virtual Minha Terra 2008.
Fase 2: Repórteres em ação!
Durante os meses de setembro e outubro, a equipe de repórteres deverá escolher o(s) tema(s) de interesse para realizar pesquisas, entrevistas, tirar fotos, gravar imagens ou áudios.
Fase 3: Direto da Redação.
Em novembro, as equipes deverão elaborar suas reportagens sobre o(s) tema(s) escolhido(s) em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo e publicá-las na Comunidade Virtual.

COMO PARTICIPAR?
As escolas devem formar equipes de reportagem, compostas por alunos e professores. Todos os integrantes da equipe devem se inscrever individualmente na Comunidade Minha Terra 2008, da seguinte forme:
Acesse www.educarede.org.br/minhaterra2008

Clique em “Quero me inscrever” no menu lateral esquerdo.
Quem já é cadastrado no EducaRede deve entrar no Portal com seus dados de acesso (usuário e senha) e fazer a inscrição na Comunidade Virtual.
Quem não é cadastrado no EducaRede deve fazer primeiramente o cadastro no Portal e depois realizar a inscrição na Comunidade.

Para educadores, há um espaço exclusivo na Comunidade Virtual para debates, reflexões e socialização de experiências por meio do Fórum, cuja senha de acesso é EDUCADOR (assim mesmo, tudo em maiúsculo). Dessa forma, é importante a divulgação desse acesso aos educadores.

OBS: Professores e alunos do Ciclo II também podem participar.

Nenhum comentário: